Tudo novo do mesmo... só que diferente

Olá amigos DBAs, conhecedores e entusiastas.

Inicio hoje meu primeiro Blog sobre tecnologia. Bom, meu PRIMEIRO BLOG no geral e inicio com a proposta de abordar sobre tecnologia.

Okay, pode parecer algo não tão original assim, mas minha ideia é trazer ao leitor uma abordagem mais Prática sobre o assunto, especialmente no que diz respeito à Administração de Bancos de Dados e, mais especificamente ainda, à administração de Bancos de Dados Oracle.

Inicio falando um pouco sobre mim.

Trabalho com tecnologia Oracle ha aproximadamente 7 anos, sendo 3 desses anos, exclusivamente como DBA.



DBA, para quem não sabe, é uma sigla para DataBase Administrator (Administrador de Bancos de Dados, num português abrasileirado =D ).

Trabalhei por cinco anos como Analista Desenvolvedor Java e Oracle PL/Sql, o que na época, diziam ser a combinação perfeita. O que eu concordo até hoje.

Deixando as preferencias de lado, o fato de ter trabalhado como Desenvolvedor por este tempo, permitiu que eu conhecesse de uma forma mais aprofundada sobre o funcionamento de queryes, planos de execução, índices, cursores e algumas outras coisas que me proporcionaram uma visão um tanto quanto privilégiada do aspecto "Performance de SQL".

E é este o principal motivo pelo qual escrevo este blog: Tentar trazer até vocês uma abordagem não somente técnica sobre diversos "perrengues" pelos quais já passei, como foram resolvidos, como a performance do ambiente foi afetada. Tudo isso tentando trazer ao máximo exemplos do mundo real de tudo que REALMENTE funcionou.

Espero agradar a Muitos e não desagradar a tantos mas, de maneira mais especial, espero que com este blog possamos trocar experiências e crescer juntos tecnicamente.

Forte abraço a todos.

Share this:

SOBRE O AUTOR

Com uma década de experiẽncia em produtos Oracle como DBA e também Developer, pretendo, com esse blog, trocar experiências com você, leitor.

4 comentários:

  1. Aee Evandro.Parabéns pela iniciativa.Precisamos fortalecer nossa comunidade com experiências como as suas..

    Sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Valeu doutor Emerson. Vou procurar manter o blog sempre atualizado... e com casos reais pelos quais já passei.
    Talvez consiga dar uma periodicidade a ele...
    Continua ligado aí que o propósito é dividirmos experiências.

    ResponderExcluir
  3. Show de bola. Vou indicar para várias pessoas...
    Parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Massa! Quanto mais gente conhecer, melhor.
      A idéia é a troca de experiencias para que todos cresçam.

      Excluir